December 1, 2013

Scones&Caramel Latte

Boas!

Andei um bocadinho fugida, eu sei. Trabalhinho e mais trabalhinho que é bom! A boa notícia é que amanhã estou de folga e hoje já estou em casa bem cedinho. Como está a ser o vosso fim-de-semana?

Aqui já é Natal por todo o lado e eu ainda nem comecei nadinha.

Um dia destes, já depois do jantar, lembrei-me de fazer uns scones. Porquê não? Nunca tinha experimentado fazer mas sabia que eram muito bons. Estando eu na terra dos scones, claro que tinha que meter as mãos na massa e tentar fazer eu. Assim foi. Resultado? Uns mini scones, saborosos e tão fáceis de fazer. Vejam lá se não acham fácil:


Ingredientes



  • 250 g de farinha com fermento

  • 1/2 colher de chá de sal

  • 1 colher de chá de fermento

  • 40 g de manteiga

  • 1 dl de leite


Preparação


Coloque numa tigela a farinha, o sal, o fermento e a margarina e misture grosseiramente. Faça um buraco no meio e acrescente o leite, misturando levemente sem trabalhar muito a massa.

Estenda com o rolo até obter uma espessura de 1,5 cm, corte rodelas de aproximadamente 5 cm e asse em forno previamente aquecido até os scones ficarem tostadinhos.



Eu acompanhei os scones com uma compota de framboesa e um latte de caramelo, hmmmm! Tão bom!



Bom domingo.

7 comments:

  1. Ja faco scones desde muito nova, receita da madrinha, e volta e meia faco, sabe tao bem agora com este tempinho ;)

    ReplyDelete
  2. ah a minha receita de familia e:
    2 chavenas de farinha
    1 chavena de leite
    1 colher de sopa de acucar
    1 colher de sobremesa de fermento
    1 ovo
    1 pitada de sal

    bater o ovo e juntar os engredientes todos, amassar bem e fazer os scones com a mao. Volta e meia apetece-me e acrescento uvas passas. Levar ao forno bem quente durante 20 min. :)

    ReplyDelete
  3. São rápidos de fazer e sabe bem :)

    ReplyDelete
  4. Hei-de experimentar a tua receita, sem uvas passas! Nçao gosto :D

    ReplyDelete
  5. Cresci num lar com muitas referencias a inglesa, muito cha, muitos scones, bolos e bolinos :) a minha cresceu na casa do Eca de Queiroz, na Granja, onde sempre existiram, sabores ingleses e de caril, apesar de nao gostar muito desta ultima especiaria, tento fazer por manter a tradicao da familia, deve tambem essa uma das razoes por me sentir tao bem ca na ilha :)

    ReplyDelete
  6. Eu acho a nossa cultura gastronómica muito melhor que a inglesa. Tirando os scones e uma ou outra receita, eles compram muito o ready-to-eat! Não são tão ricos como nós,em termos de cozinha.

    ReplyDelete
  7. Ah nisso tambem concordo, so falei nestas pequenas tradicoes como o cha e os bolinhos :)

    ReplyDelete