January 24, 2014

Bolo de Cenoura

Há muito que andava a vasculhar receitas de um bolo de cenoura. Simples e que me transmitisse "segurança", eram os requisitos. É que eu sou fã de bolos caseirinhos e simples como um bolo de banana, de laranja. Se de vez em quando apetece um bolo elaborado, desta foi um bem simples. Eis que na minha enorme lista de receitas, encontro a que parece ser a vencedora:



Massa


  • 3 cenouras

  • 1 dl de óleo

  • 1 dl de água morna

  • 5 ovos

  • 250 g de açúcar

  • 250 g de farinha

  • 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó

Molho de Chocolate

  • 200 g de chocolate em tablete

  • 1 dl de leite



Preparação

  •  Ligue o forno a 180º C. Coza as cenouras em água temperada com sal e escorra-as. Junte-lhes o óleo, a água e triture com a varinha mágica.

  • Separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo, adicione-lhes três colheres, de sopa, de açúcar e bata mais um pouco. Bata as gemas com o restante açúcar, adicione-lhes a farinha, o fermento e o puré de cenoura. Envolva.

  •  Misture delicadamente as claras em castelo no preparado anterior. Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta o preparado na forma e leve ao forno, por 40 minutos. Retire o bolo do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

  • Num tachinho, derreta o chocolate com o leite.  Cubra o bolo.


Eu, pessoalmente, prefiro o papel vegetal à típica manteiga e farinha. Se tiver papel deste, utilize.

O bolo fica mesmo fofo e saboroso. Está no top dos meus bolos. Definitivamente, uma receita vencedora.

Se são fãs de bolo de cenoura, não deixem de tentar este!

Bom fim-de-semana.

3 comments:

  1. Ja fiz bolo de cenoura mas fiquei tentada a experimentar este hmhm e sim, tb sou adepta do papel vegetal ;) pra tudo mesmo :)

    ReplyDelete
  2. É bem mais fácil de usar e não sujamos as maozinhas :D

    ReplyDelete