January 30, 2014

The kitchen is mine

Ontem foi um daqueles dias que me deu para improvisar e fazer algo elaborado para o jantar. Estava decidido que seria salmão, e como arroz é sempre arroz, o que fazer para acompanhamento? O homem cá de casa tem uns problemas com legumes, são pouquíssimos os que come. Não era uma tarefa fácil arranjar um acompanhamento sobretudo diferente. Com uma massa folhada no frigorífico, lembrei-me que cozinhar umas quiches talvez fosse boa ideia. Uma só não, senão não poderia colocar tudo o que gosto e ele torceria o nariz. Fiz então mini quiches. Bróculos, queijo feta e cogumelos para mim, sff. Queijo feta e azeitonas para o homem. Resolvido! Vejam la, o que vos parece:




Também vos explico como fazer:

  • Saltear os cogumelos com um bocadinho de azeite, sal, pimenta e umas ervinhas

  • Cozer os bróculos em água temperada com sal

  • Cortar as azeitonas e o queijo feta

  •  Forrar forminhas com massa folhada, colocar ingredientes de acordo com preferência

  • Num recipiente colocar 200ml de leite, 150ml de natas e dois ovos e bater

  • Juntar este preparado nas forminhas e levar ao forno ate estarem cozinhadas.



Quando usei o molho para cobrir os legumes nas forminhas, reparei que ainda sobrava, assim como sobrou massa folhada. O que poderia eu fazer com ambos? O molho é quase a base da tarte de nata. Juntei-lhe acúcar e farinha maisena, levei ao lume e voilá.. tartes de nata para a sobremesa:







Não me chateei com almoço de hoje, também, já que com o resto dos legumes e do salmão fiz um simples e delicioso couscous. Dum jantar, fiz um almoço, uma sobremesa e ainda tenho massa folhada no frigorífico. Estou a tentar pensar o que posso fazer de forma a ter algo docinho no jantar. Aceitam-se ideias!



Bom apetite!

2 comments:

  1. E assim mesmo, no aproveitar e q esta o proveito ;)
    Acreditas q ainda nao tou muito ambientada com as natas single e double ca da ilha, hmmm foram mts anos habituada a longa vida e a mimosa, por isso sempre q vou a mercearia Lisboa em Portobello tenho q me abastecer :) ah descobri tambem o Supermercado Portugal, pra a proxima quero ir la, a descoberta :)

    ReplyDelete
  2. Eu tenho uma mercearia à beira de casa, há uma em Hounslow também e gosto muito de uma em Camden. é verdade, as natas aqui são bastante diferentes mas olha que servem para os cozinhados. Não são melhores que as nossas, não.

    ReplyDelete