April 27, 2014

Lanchinho

Já vos disse que fiz anos na quarta-feira. De forma a comemorar, convidei os amigos "do costume", aqueles que tão sempre disponíveis para uma ajudinha e que são boa gente. Todos PT, claro claro! Já estava cheia de ideias do que fazer e queria comprar o mínimo possível 'ready to eat' ou 'ready to cook'. De doces a salgados, queria ser eu a confeccionar o máximo. Seleccionei algo que todos apreciem e mãos na massa. Estar de férias ajudou, sem dúvida. Fiz alguns adiantamentos na sexta-feira e cozinhei tudo ontem. A preparar tudo, a fazer uma mesa agradável, a organizar como eu gosto, foi assim até chegarem. O bolo que escolhi que seria 'o principal' tinha que ser aquele de chocolate que nunca falha e com o qual posso fazer mil e uma coisas. Vejam lá:







Bolo de chocolate:

8ovos

200gr de chocolate para culinária

150gr manteiga

200gr de açúcar

30gr de farinha



Chantilly:

Uma embalagem de natas e açúcar qb.



Bater as gemas com 100gr de açúcar e levar o chocolate a derreter com a manteiga. Entretanto bater as claras em castelo e, quando começar a formar 'picos' juntar o restante açúcar (100gr) lentamente e ir batendo com a batedeira eléctrica. Ficará tipo merengue. Juntar o chocolate derretido, em fio, na mistura das gemas e açúcar, acrescentar a farinha e, de seguida, envolver as claras delicadamente. O resultado será uma massa bastante leve.

Dividir a mistura em duas formas redondas, cerca de 20cm e levar ao forno cerca de 20min a 180º. O chantilly aconselho a fazer no dia anterior, assim solidifica e trabalha-se melhor.

Depois dos bolos arrefecerem, espalhar chantilly sobre a base e colocar morangos aos bocadinhos. Colocar a outra parte do bolo em cima, decorar com chantilly e fruta. Eu usei mirtilos e morangos. Ficou muito bem.

Não posso esquecer a ajuda da minha super máquina nova, só bati as claras em castelo! Assim posso tar atenta a derreter o chocolate enquanto as gemas de misturam com o açúcar. Sem dúvida que é bem melhor assim. A quem não tiver, não faz mal nenhum. Eu também não tinha estas ajudas na cozinha e já fazia bolinhos!







Estejam atentos, ainda tenho muito que vos mostrar, tudo do lanchinho!



Bom domingo!

No comments:

Post a Comment