February 23, 2015

Risotto de lulas

Na High St onde trabalho, há certos dia da semana que fazem um mercadinho, com bancas de frutas, legumes, carnes e, mais recentemente, uma banca de peixe. Já há uns dias que ia olhando a ver se algo despertava o meu interesse. Na realidade, estava mesmo a ver se via polvo, que raramente se vê por estes lados!

Lá vou eu a passar, e os meus olhinhos vêem a sorrir para mim umas ovinhas de peixe! E que ovinhas elas eram!

Decidi que lá ia buscar na hora de almoço.. e que desilusão a minha que já estava tudo limpo! Que desconsolo! Já estava a fazer receitas na minha cabeça com aquelas ovas para o jantar! Não queria carne depois de ter visto aquilo, era peixinho que apetecia. Então, continuo a olhar para ver se miraculosamente encontro outro coisa e vejo umas lulas! Era isso! Jantar resolvido!

O senhor, bastante simpático limpou-a e arranjou-a e lá vim eu mais satisfeita!

Depois foi só decidir entre umas lulas estufadas ou um arroz de lulas. E porque não elevar o arroz a um nível diferente e aventurar-me num risotto? Foi o melhor risotto que já fiz, e que bom que foi voltar a comer lulas que já não comia sei lá eu desde quando!



Ingredientes:

500gr de lulas limpas, arranjadas e cortadas em argolas.
200gr de arroz de risotto.
100ml de vinho branco.
1 cebola.
2 dentes de alho.
azeite qb.
400ml de caldo de legumes.
100gr de tomate enlatado.

Preparação:

Num tachinho, fazer um refogado com o azeite, cebola e alho.
De seguida juntar o tomate e depois as lulas.
Cozinhe as lulas cerca de 15min e depois junte o arroz.
De seguida junte o vinho e tempere de sal e pimenta.
Vá deitando lentamente o caldo de legumes e mexendo.
Nunca o arroz deve ficar sem caldo.
Quando o arroz estiver cozido, servir imediatamente e, se preferir, colocar um bocadinho de salsa.

*caldo de legumes: dissolvi um caldo knorr de legumes em 400ml de àgua a ferver. Note que a quantidade de caldo pode variar, é natural que possa precisar de mais ou de menos. Nunca deve deixar o arroz ficar seco.






Boa semana!

No comments:

Post a Comment