May 18, 2015

Salmon and sweet potato patties - healthy!

E começa mais uma semana. Aqui, como de costume, foi dia de folga! E que boas são as folgas à segunda-feira! Ficar na caminha quando todos estão já a reclamar nas redes sociais que é segunda feira novamente!

Quando estou de folga gosto de aproveitar para fazer receitas novas. Gosto de pegar no que tenho vindo a ler e a ver e, depois de na minha cabeça formar ideias, colocá-las em prática. E foi o que fiz a semana passada. Tenho visto cada vez mais fazerem-se patties (que nome melhor encontram para este tipo de comida, já agora?) de tudo e mais alguma coisa e depois de já ter feito estas, que ficaram aprovadíssimas, achei que fazia bem aventurar-me e usar outros ingredientes. É assim que vos trago as patties de salmão e batata-doce:







Ingredientes:

4 lombinhos de salmão
5 batatas-doce médias
50gr de queijo feta
10 azeitonas sem caroço
salsa, sal e pimenta qb


Preparação:

Assar o salmão (eu temperei com sal, pimenta e tomilho)
Levar as batatas a cozer.
Quando o salmão estiver assado, com um garfo "esfiar" em bocadinhos.
Quando as batatas estiverem cozidas, reduzi-las a puré.
Juntar as batatas e o salmão, adicionar o queijo feta e as azeitonas aos bocadinhos.
Cortar a salsa bem fininha, adicionar e temperar de sal e pimenta.
Com as mãos formar bolinhas do tamanho de um hambúrguer e achatar.
Fazer o mesmo com o resto e depois levar ao frigorífico cerca de 30min.

Para cozinhar, levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite (eu usei em spray) e deixar cozinhar, virando. É rápido, basta uns 2min de cada lado.


Que dizem desta receita? Vão experimentar?

É bom o facto de, com estas quantidades, conseguir fazer cerca de 15 patties e poder congelar o resto e assim, quando não apetece cozinhar ou precisamos de um jantar rápido, é só abrir o congelador e em 15min há jantar servido!


Boa semana!



8 comments:

  1. Eu talvez tenha de deixar de visitar este blogue! É que além de saudades de Londres ainda me dá muita fome :/

    Vou já guardar a receita para experimentar mais tarde ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não pode! Vamos ver as coisas pelo lado positivo: tira umas saudades de Londres e ainda alegra os olhos com as receitas! ;)

      Depois quero ver o resultado!

      Delete
    2. Brincadeirinha! Claro que não deixarei de visitar ;) era o que faltava!

      Assim que fizer eu mostro (se estiver minimanente apresentável :P) o resultado.

      Delete
  2. Aqui estão elas :) Vou ter de experimentar. Beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui estão elas especialmente para ti!

      Eu vou ficar a espera de ver o resultado então ;)

      Beijinho

      Delete