November 24, 2015

Pumpkin Bread

Estamos na altura delas e não só para doces servem! Falo-vos de abóboras. Desde sopas, assada como acompanhamento ou neste pão que hoje vos trago. Porque não há nada melhor que um pão caseiro.




Ingredientes:

550g de farinha
280ml de água morna
150g de puré de abóbora 
1 c.sobremesa de levedura seca 
1 colher de sopa de azeite
sal qb
sementes de sésamo qb


Preparação:

1. Numa taça coloque a farinha e no centro coloque o sal, a levedura seca, o puré de abóbora e o azeite. Aos pouco vá acrescentando a água e misturando todos os ingredientes até formar uma bola que seja possível amassar. 
 2. Amasse depois numa superfície enfarinhada durante cerca de 5 minutos.
3. Forme uma bola e coloque numa taça, tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora.
4. Forme um pão em forma de rolo, mas não demasiado estreito e deixe levedar mais 30 minutos.
5.Ao fim desse tempo, faça uns cortes à superfície e polvilhe com as sementes e sésamo. Leve o pão ao forno, cerca de 30 minutos a 180ºC.




Que acham desta combinação? É óptimo com manteiga, assim que o pão sai do forno!



Uma novidade agora:


Já pensava em começar a escrever, também, os posts em inglês, uma vez que vivo em Inglaterra e tenho amigos que me dizem que gostavam de fazer as minhas receitas e seguir o blog, entendendo do que se fala. Assim sendo, vão começar a ver os posts primeiro em português que é o que faz sentido, e depois em inglês! 

Afinal de contas, além de fazer sentido também é bom saber mais em inglês! Concordam?





English version

Pumpkins are in season and they're so versatile. Not only for sweet desserts but also for soups, as a side dish or even in this bread that I'm about to show you guys. Because nothing beats home-made bread.


Ingredients:

550gr wholemeal flour
280ml lukewarm water
150gr pumpkin puree
1 teaspoon dried active yeast
1 tablespoon olive oil
pinch of salt
sprinkle of sesame seeds





Method:

1. In a bowl mix all the dry ingredients (apart from the sesame seeds) and slowly add the water until the dough forms a ball.

2. Knead with your hands for 5min on a floured surface.

3. Form a ball and let it rise in a bowl covered with cling film for 1h.

4. Give the ball a bread shape and let it rise for another 30min.

5. Just before baking, make a shallow slice (1/2 inch) across top of dough with a sharp knife and sprinkle the sesame seeds.



From now on, I'll write an english as well so you can understand and create my recipes! Hope you enjoy!


12 comments:

  1. Replies
    1. Qualquer coisa fica melhor com manteiga ahahahhahah :D

      Delete
  2. Hum. Parece-me tão bem! Tenho de experimentar esta receita. ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Experimenta e diz-me se não é óptimo! :D

      Delete
  3. Olá! Desculpa pois não tem nada a ver mas descobri uma receita que me parece mega apetitosa e como estava escrita em inglês, lembrei-me de ti:P Aqui vai!
    http://gourmandeinthekitchen.com/2012/baked-feta-stuffed-sweet-potato-recipe/
    Parece-me interessante para incluir num jantar de tapas ou como entrada :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. uuuuuuh, é bom saber que te lembras de mim ahhahahah Obrigado! Eu cozinho com batata doce muitas vezes e já marquei esta receita! É fácil e pode-se juntar o que quiser! Vê se fazes também e colocas no blog! Que dizes?

      Beijinhos

      Delete
  4. Bem, que deve ser bom deve (= talvez um dia me aventure a experimentar esta receita!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que a faças, não te vais arrepender! :D

      Delete
  5. Quentinho com manteiga deve ser de babar!

    ReplyDelete
  6. Isto é quase como quando se usa a batata doce!
    Deve ficar mesmo bom :D Acho que vou experimentar esta receita (adaptando-a para o sem gluten haha) :P
    Beijinho!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, é bastante parecido a batata doce! Tens que fazer e partilhar a tua versão!

      Beijinhos

      Delete