January 22, 2016

Eating clean

Quem é que já estava curioso por um novo post? Espero que alguns de vocês! Confesso que fiquei preguiçosa e não escrevo no blog desde o Natal, como devem saber. Não é por isso que não tenho visitado os blogs que sigo, pelo contrário, visito-os com frequência.

Se por um lado a preguiça se apoderou da escrita, uma vontade enorme de comer melhor e ter um corpo mais bonito apoderou-se de mim! É verdade que quando se entra num novo ano, muitos criam resoluções/desejos que esperam concretizar. Eu já comia direito, mas desde um pouco antes do Natal que me desleixei e comecei abrir espaços para aquela bolacha, o pão branco.. E depois, sabendo que estavamos quase nas festas de Natal e Ano Novo, pensei "bem, mais vale começar a comer direito quando estas festas passarem" e assim tem sido.

 Decidi falar sobre esta opção que tomei, em comer direito, pois não serão tão frequentes as receitas "gordinhas". Cá em casa, comer direito significa comer alimentos com valor nutricional de qualidade, comer doseado e deixar qualquer lambarice para um dia na semana (neste caso o domingo). É ao domingo que fazemos o nosso "cheat day" onde permitimos a entrada de umas bolachinhas, uma sobremesa feita em casa, jantar pizza se é o que nos apetece e o pão branco. 



Há quem faça a "refeição livre", nós fazemos o dia livre mas sem exageros! Depois falo-vos mais em concreto sobre o "cheat day".

Para manter esta rotina, é necessária organização e planeamento. É por este motivo que temos feito a preparação das ementas semanais. Chama-se meal prep. E o que é isto de "meal prep"? É encontrar o dia mais conveniente, cá é a segunda feira e cozinhar para a semana. Contamos quantas refeições precisamos para o almoço e para o jantar e cozinhamos refeições variadas, sempre com legumes, proteina e uma porção medida de hidratos de carbono. Se estou de folga durante a semana, não conto esse dia na preparação das refeições, pois prefiro cozinhar no dia. 


Quando a ideia surgiu, não estava muito convencida mas digo-vos que resulta! Sabem o que estão almoçar/jantar, não ficam com vontade de comer mais ou menos, não vão ao supermercado ou café procurar o que comer e estão a poupar. 
É sem dúvida uma óptima ajuda se querem perder peso ou manter. É tambem uma óptima solução para aqueles que como eu nunca sabem o que hão de almoçar quando estão no trabalho. 


Não se esqueçam que fazer exercício é necessário também. Não só alterei os meus hábitos alimentares como vou frequentemente ao ginásio. É importante juntar as duas coisas.

Claro que somos diferentes e nem todos se vêem a fazer isto. No meu caso é óptimo! Se gostavam de saber mais sobre o que costumo cozinhar deixem as vossas perguntas!



Bom fim-de-semana! 


14 comments:

  1. Também tenho feito isso... mas eu odeio passar muito tempo na cozinha, normalmente ao domingo preparo os almoços de segunda e terça e à quarta, como estou de folga, preparo os de quinta e sexta...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu entendo-te! Cá, como somos so dois, é rápido! Beijinhos

      Delete
  2. TOP TOP TOP
    you are the best my princess love you
    miss you soo much :(

    ReplyDelete
  3. Eu já estava ansiosa por um post teu! :-) eu tb preciso retomar a alimentação saudável, para perder os quilos que ainda cá estão da gravidez!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ana, és uma querida! :D Tenho a certeza que consegues voltar quando quiseres! Beijinhos

      Delete
  4. Cheguei aqui por acaso mas é tão bom ver alguém a debater-se com o mesmo. Também decidi melhorar, ainda mais, a minha alimentação e a programação e execução previa das refeições é uma bênção.
    Vou seguir =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bom quando encontramos quem esteja a fazer o mesmo, além de nos dar motivação extra, podemos aprender todos sobre o assunto! Obrigado por teres comentado! Beijinho

      Delete
  5. Invejei! Estamos tentando o clean eating nas jantas já faz vinte dias (o q já é um começo), mas levar comida de casa para o trabalho seria o ideal... quem sabe não imitamos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. No meu caso, levar comida para o trabalho é o melhor! Estava sempre a pensar o que comprar para o almoço! Tenta incluir os almoços e vais ficar rendida! :D

      Delete
  6. Cá por casa também andamos a tentar comer melhor e também temos feito algo parecido com isto, mas menos organizadinho. :P Beijinho e bons cozinhados

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já estão a fazer alguma coisa e isso é que importa! O resto vem de certeza, haja vontade e tempo! :D Beijinhos

      Delete
  7. Eu tenho dois cheat days, sábado e domingo =P
    Acho interessante a ideia de preparar as refeições semanais num dia, mas acho que acaba por ser um dia quase inteiro dedicado a cozinhar, e torna-se chato =/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredita que em 2h fazes tudo! E estou a falar de fazer refeições para duas pessoas, almoço e jantar! Secalhar faço uma publicação para explicar como preparamos as coisas e vais ver que não é díficil! :D

      Delete